terça-feira, 4 de dezembro de 2007

PARA BEATRIZ DA MANA JOANA

Beatriz

Eu sempre quis ter um irmão ou irmã. Quando soube que ia tê-lo até pulei de alegria, pensei no que poderíamos fazer juntas ou juntos. O tempo passava e eu cada vez mais ansiosa dia após dia. Planeava brincadeiras, brincadeiras inventadas por nós. Pedi um desejo para que fosse menina. E passados alguns dias a mãe fez a amniocentese e soube que ia ter uma irmã. Eu ia ter (e tenho) muito mais que uma irmã ia ter (e tenho) uma amiga.
Quando tu nasceste fui ver-te ao hospital de Lisboa pensei que irias ficar bem melhor, mas afinal enganei-me.
Depois fui de férias com os nossos avós (Carmen e Possidonio).Para me levarem a passear e e.t.c..
Porque a mãe não podia ficar comigo, pois estava ocupada contigo Bea, pois tu precisavas de cuidados especiais e diferentes dos outros bebes - diziam o papa e a mama
Depois de saber bem o que se estava a passar, percebi que as coisas que planeava tais como: Brincadeiras, jogos, desenhos...... tinham de ser adiados.
Mas o pior disto tudo nem foi isso, mas sim o estado da minha irmã. Fiquei tristíssima tal como o pai e como a mãe. Mas vamos sempre amar-te Bea seja qual for o teu estado, físico e ou clínico. Para sempre...


BEIJOS DA MANA JOANA.

16 comentários:

Unknown disse...

Sou mãe e foi com enorme dor e uma lágrima a correr que li este blog, pois não deve existir dor maior que a perca de um filho, é uma dor que até tenho medo de pensar. Realmente o nosso sistema médico está uma vergonha, a maior parte das vezes fazem uma consulta inteira sem nunca olharem para a pessoa, parecemos animais. No entanto se temos sorte, uma num milhão lá aparece um médico que foi para médico por gostar de ser médico e não porque é uma carreira que dá dinheiro. Sinceramente nem sei o que dizer numa altura destas, a uma dor tão forte, apenas que sejam fortes, sei que é fácil falar, mas pelo que me deu a entender têm outra filhota e ela também sofre pelo que li e precisa de vocês. Virei mais vezes visitar-vos neste vosso cantinho para que a Beatriz não seja NUNCA esquecida.
Um beijo e muita coragem para a mãe, pai e mana Joana

Arierref Olenga disse...

Por muias palavras que existam, fiquei como que "engasgado", um nó na garganta se apoderou de mim...
Sabem, há momentos em que elas nos fogem por muito que queiramos "dar um alívio" na dor do nosso semelhante , dar um contributo para que tudo seja diferente para melhor, mas, a verdade , é que nos sentimos impotentes perante tal.

Para Vós um beijinho e que a coragem nunca Vos abandone.

GW

ஜॐ♥ஜ_Estrelinha_ஜॐ♥ஜ disse...

gostaria de dizer coisas lindas...mas saber a dor que estao a passar tira-me todos os poderes para o fazer...apenas vos digo...força e muita coragem...beijinho eternamente doce para todos

Nelia e Eva disse...

Nestas alturas não consigo encontrar as palavras certas para exprimir a tristeza e a revolta que sinto pelo que aconteceu com a vossa bébé.´
Esteja onde estiver a Bea é uma estrelinha que lá do céu está a olhar por vós.
Um beijo e muita força para toda a familia.

Anónimo disse...

Bea a mana adora-te e todos nós não queriamos que isto te acontesse, mas infelizmente os médicos de serviço foram burros e tiveram demasiada calma e tu ficas-te com sequelas que não se podem curar e assim não poderias ter uma boa vida e o que se sucedeu no dia seguinte a fazeres seis meses secalhar foi o melhor, porque como já disse não irias ter uma vida de qualidade. BEIJINHOS DA MANA JOANA.

Anónimo disse...

Olá ,chamo-me Alexandra e no dia 22 de Outubro de 2007 fui mãe do Tomás , a minha estrelinha, também o nosso rumo iniciou-se no hospital tal como o Vosso , mas o final graças a Deus foi Diferente , O Tomás é de perfeita Saúde . Quero deixar-vos uma palavra de amiga e dizer-vos que a Vossa BEA era linda e concerteza que olha por vós. Talvez queira interpretar o sorriso que ela vos dava como um sinal de que onde quer que estivesse , sabia que tinha uma familia que a amava muito e estaria sempre do lado dela. o que aconteceu. Beijinhos para todos e força

Anónimo disse...

Eu sou amiga da Joana,chamo me claudia, e tambem amiga da sofia que tambem comentou este blog.tenho muita pena do que aconteceu e acho que não teria coragem para continuar se fosse comigo.Agora vejo onde a Joana foi buscar toda a sua força e simpatia.

Anónimo disse...

boa sorte, joaninha e k a tua familia esteja optima e nao triste.

Anónimo disse...

boa sorte da´s amigas:sofia, jessica e ana catarina. que teja tudo bem na tua familia

Anónimo disse...

Tenho muita pena Joana pelo o que aconteceu mas como o dever das amigas é isso eu a Sofia a Jessica a Jessica Rocha a Catarina a Joana Santos a Patricia e etc.
Vamos te ajudar a ser forte ..
Beijinhos para ti joana e para toda a familia e tambem claro beijinhos Beatriz..


Com os meus comprimentos

Ana Catarina Luz

Anónimo disse...

Eu no meu percurso de ter perdido um filho á cerca de onse anos, ele já com 20 anos, não estou já tão fragelizado, como os Pais da (BEA)Beatriz, porque cada caso é um caso,o Luis foi de acidente de mota a (BEA) pelo que sei foi problemas de assistencia de parto, esta é a indignação dos Pais, infelizmente hoje em dia é muito relatado este problema mas nem assim vimos progressos melhores.PAIS corajosos...CORAGEM!!! Mais palavras para quê!? Nós que estamos nesta caminhada seremos fortes e estaremos sempre com eles e eles nossos FILHOS estarão sempre junto de nós... (ESPADINHA)

Anónimo disse...

para a joana e pais força!

sou imigrante na suiça tive conhecimento desta triste historia atraves da fatima na sic quero demonstrar a minha solidariedade para com a familia, nao sou mae mas e triste saber que por causa de um medico que nao lhe apateceu fazer o que devia para o qual e pago perdeu-se uma menina linda,ainda diz o sr.cavaco silva na tv que ha cada vez menos bebes em portugal,e normal coma incompetencia dos medicos pensa-mos duas vezes!mudem a justica e para esta familia forca lutem pele memoria da vossa filha acreditem nos imigrantes esta-mos todos com voces!infelizmente e triste ver estas noticias em portugal aki os medicos lutam ate ao fim ai comecam a lutar no fim e tudo ao contrario!forca para voces tenham FE eles iram pagar beijos

mónica disse...

minha querida alexandra,joao e pequena joana eu sou a mónica ainda sou muito nova mas ja vivi o mesmo que voces so que tive a sorte de o meu pequeno filhote ter lutado e sido ajudado a tempo pelos médicos da maternidade alfredo da costa quando toda agente tinha perdido a esperança nele por ter nascido tao pequeno mas ao mesmo tao forte eu fui a unica que acreditei e lutei dia apos dia todas as horas e todos os segundos de coraçao nao mao com medo que a qualquer hora ele partisse e me deixaxe so com pequenas recordaçoes mas ja com um amor de mae enorme que so nos que ja passamos por isto sabemos dar o valor nao importa a idade que tem mas sim o amor que ja fizeram que crescer dentro de nos desde o primeiro segundo que pssaram a ser nossos...sofri,chorei,gritei mas ninguem me ouvia a dor era tao grande que eu ja nao exixtia tava me a deixar partir juntamente com ele por mais que agente tente explicar esta dor de medo e insegurança nao existem palavras suficientes para tanta dor ele estava morto vivo nao se mexia nao dava aquele sorriso lindo que nos aquece o coraçao e nos ajuda a seguir em frente todas as forças que tinha usavas para sobreviver viu sofrer sentir dor chorar que isso mal ouvia porque tinha um tubo nas cordas vocais que nem m permitiam ouvir a vozinha dele nem que fosse so o choro ja me aquecia o coraçao...ele era meu mas ao mesmo tempo nao era porque mal lhe podia tocar nas maozinhas disseram me para lhe fazer o funeral e a minha vontade era deitar toda a minha raiva ca para fora mas em ves disso fui a correr ter com ele e cantar lhe uma musica para que ele soubesse que eu estava ali a lutar ao lado dele e so saia de la quando me mandavam embora e quando isso acontecia a minha vontade era traze lo comigo porque ele era meu e o lugar dele era ao meu lado oje graças a deus esta aqui do meu lado so deus sabe como porque ate hoje ninguem arranjou explicaçao para a cura dele a unica coisa que me disseram foi que todo aquele sofrimento tinha sido por uma bacteria que tinha apanhado no hospital... eu sei o que é a dor que sentem e este so conhece quem passa por ela beijos muito grandes para voces so peço que se faça justiça por essa menina tao linda e carinhosa...FORÇA

Anónimo disse...

Para a mãe de Beatriz,
Sou mãe de um rapaz, o amor da minha vida o que tenho para dizer a esta mãe é desejar toda a força e coragem do mundo.
Vi parte da reportagem na TV e fiz questão de ver a vossa pagina é com muita dor que a li e senti parte do vosso sofrimento.
Não deixem cair o caso no esquecimento, a justiça deve ser feita.
A Joãna precisa dos pais e de muita força, assim como os pais.
Um beijinho enorme a mãe, Joana e pai.
A Beatriz estará sempre convosco...

Anónimo disse...

Alexandra, joão e joana:
Chamo-me Cristina, tenho 31 anos e também sou mãe de uma Beatriz que desde 2 de Maio de 2007 olha por mim, pelo pai e pelo irmão Francisco do céu, sentada numa estrelinha (é assim que o francisco com 4 anos imagina a irmã).
A minha Beatriz nasceu de cesariana às38 semanas depois de uma gravidez normal e faleceu 10 horas depois, sem nunca ter acordado, sem que eu a possa ter visto ainda viva, sem nunca ter respirado sozinha. Hoje um ano depois sabemos que tinha um problema pulmonar indetectável na gravidez. Na maternidade Daniel de Matos em Coimbra fui muito bem atendida e não houve hesitações quando se percebeu que era necessãrio a cesariana e tenho na minha médica assistente acima de tudo uma amiga que nunca me abandonou mesmo não estando presente. Hoje vi a vossa intervenção na SIC e acho que devem lutar até ao fim, não pela vossa princesa que nada trará de volta mas para que "gente negligente" que mata escondida por batas brancas seja parada. Pelas crianças do futuro, pelos médicos que se preocupam realmente com o paciente e não com números lutem, exijam e vão até ao fim sabendo que há pessoas que pensam em vós.
Alexandra, eu também sei o que é perder um filho e não é fácil, não é natural, não se esquece, não fica mais fácil, mas podemos encontrar a paz no coração para continuar a viver sabendo que temos um anjinho da guarda que olhará sempre por nós.
Aos três....vale sempre a pena porque os nossos filhos valem a pena.
Sejam felizes
Um abraço
Cristina

Anónimo disse...

Sou mãe de três filhotes: o Rúben d e11 anos e as Gémeas Rita e Rafaela de 17 meses e por eles sou capaz de correr o mundo. Daí entender perfeitamente a dor desta mãe, deste pai e desta linda irmã que só querem que seja feita JUSTIÇA para a SEMPRE ADORÀVEL E CORAJOSA BEATRIZ!!!
Não posso ficar indiferente a este caso pois sofri também,aquando do nascimento do meu Rúben, de desprezo, falta de atenção e cuidados por parte do pessoal médico da Maternidade Júlio Dinis. Efectivamente foi-me induzido o parto ás 8:00h do dia 26 de Junho e apesar de não fazer dilatação e dos alertas de dores imensas contínuas que fiz junto dos médicos, só quando deixei de sentir o bebé é que ás 01:05h do dia 27 é que me levaram de urgência para uma cesariana. Correu tudo bem connosco no entanto podia ter sido fatal. Será que a vida humana não vale mais que os custos que uma cesariana tem para o Estado? Se fosse com um filho destes senhores que julgam estar acima da lei e de todos os comuns mortais será que seria assim? Que vergonha de país que nem os seres mais adoráveis e inocentes que existem consegue proteger e assegurar-lhes a VIDA!!
Muita força para esta familia e NUNCA DESISTAM DE LUTAR PELA BEA E POR TODAS AS OUTRAS CRIANÇAS. Por mim NÂO ESQUECEREI NUNCA VOCÊS!!!
BJS doces do Rúben, Rita e RAfaela, Sandra e Paulo