sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

A MINHA DOR MAIOR


Tenho 39 anos, fui mãe pela primeira vez aos 29. Nasceu a minha filha Joana, pequenininha, pois era prematura, devido a um problema chamado pré-eclampsia, assim teve que ser. A joana esteve internada um mês e dez dias, mas graças a Deus foi só para obter peso.
Apesar do susto que apanhamos, nunca perdi de vista o sonho de voltar a ser mãe, mas as contigências da vida obrigaram-me a adiar esse sonho.
Em finais de 2006 descobri que estava grávida, o João e a Joana ficaram radiantes, eu, eu fiquei preocupada, os dois a contrato, a casa por pagar e o meu problema de hipertensão que ficara da primeira gravidez, mas no meu intimo não podia estar mais feliz, ia ser mãe de novo.
A gravidez foi considerada de risco devido a vários factores: idade, hipertensão, pré-eclampsiana na1ª gravidez assim como a cesariana que já havia feito da Joana. Mas como estava medicada e como me haviam dito, depois da primeira gravidez, que se voltasse a ter filhos, que se fosse devidamente acompanhada e não deixasse chegar a gravidez a termo (pois as últimas semanas são as mais complicadas neste tipo de problema) e fizesse uma cesariana tudo correria bem.
Á excepção das últimas duas semanas, as outras 35 correram normalmente, sujeitei-me a uma amniocentese, pois a idade assim o exigia, grande ansiedade a espera do resultado, mas estava tudo bem com a Beatriz, ficamos a saber que a Joana ia ter uma mana, aliás eu nunca duvidei que fosse menina, nem tinha ainda pensado no nome para menino só o de Beatriz. e eu sei que estava tudo bem com ela e sempre esteve, assim demonstraram as análises, ecografias e CTG's...
Na 36ª e 37ª semana a tensão arterial começou a ultrapassar os níveis aconselhados pelo que tive de recorrer, várias vezes, á urgência obstétrica, até que numa delas fiquei internada.
O meu martírio e a minha dor maior estavam prestes a começar.
No dia seguinte ao internamento, a médica que me assistiu durante toda a gravidez no hospital, resolveu, ainda que com tantos antecedentes, induzir o parto.
Foi de manhã cedo que através de um gel que foi reforçado á tarde que o meu sofrimento e o da Beatriz teve inicio.
Estive desde as 9H00 da manhã até cerca das 03H00 da madrugada do dia seguinte com um único dedo de dilatação, a minha médica assistente saiu do seu turno sem nada ter resolvido acerca de nós e ali ficamos entregues ao próximo.
Por volta das 23H00 comecei com fortes dores, das quais me queixei, a prescrição foi um comprimido para as mesmas, chá, bolachas para passar melhor a noite, que no dia seguinte se resolvia o que fazer.
Claro que não resultou, até pioraram consideravelmente, voltei a queixar-me e a dizer que assim não ia conseguir aguentar, a resposta que obtive foi "a srª está a lutar contra as dores", foi-me administrada uma medicação no soro, provavelmente da mesma espécie da anterior, as dores continuaram até que o enfermeiro de serviço reparou que o coração da Beatriz não aparecia no CTG.
Fui encaminhada para uma cesariana de urgência, aquela que deveria ter sido feita muito antes de isto tudo acontecer, apercebi-me que a situação era grave mas nunca imaginei o quanto.
Unidade de Cuidados Intensivos, foi para lá que fui de seguida, afinal tinha feito uma rotura uterina. Mesmo ainda meio anestesiada, perguntei várias vezes pela minha filha, pergunta á qual ninguém me respondia, comecei a entrar em pânico, lembro-me que o mesmo médico foi lá dizer-me o que se tinha passado comigo e que me tinham a muito custo salvo o útero, que diz quem viu que não era mais que um trapo rasgado e, que nas próximas horas se houvesse hemorragias teria de ir ao bloco retirá-lo, mas da minha filha nada.
Foram ter comigo várias pessoas, entre as quais a pediatra que assistiu a minha filha quando ela nasceu, que me disse, quase em tom de pedir desculpa, que tinha reanimado a Beatriz pois era esse o dever dela.
Afinal a Beatriz foi encontrada num cenário dantesco e retirada morta, foi sujeita a uma reanimação exaustiva e ficou com graves lesões cerebrais.
Nesse dia a única coisa com que fiquei da Beatriz foi uma foto, tirada na neonatologia antes da minha menina ser transferida para Lisboa.
Nos dias seguintes, nos quais tive de ficar em recuperação, só tinha notícias da Beatriz através do João, que todos os dias corria para Lisboa com um nó no peito, por não saber como ia encontrar a nossa princesa.
No dia em que tive alta, sem forças, por estar com uma grande anemia e, quase sem me puder mexer fomos os dois ver a nossa bonequinha.
Foi um grande choque para mim saber que a Beatriz por ter sofrido uma asfixia grave tinha ficado num estado irreversível, a minha Beatriz que não foi planeada mas tão desejada, a minha Beatriz que durante 37 semanas nos fez sonhar a todos cá em casa.
Quase que dei em doida, estava sem forças, mas todos os dias tinha de ir ver a Beatriz, ao voltar a casa mais fraca me sentia, quase desisti da Bea, da Joana, do João e principalmente de mim. Se não fosse a força que o meu marido fez para me erguer, ainda que todo desgastado, não sei o que seria hoje da nossa família.
A partir daí comecei a viver em hospitais, Maternidade Alfredo da Costa, Hospital S. Bernardo e por fim D. Estefânea, afinal a Beatriz nunca chegou a conhecer a sua casa.
Prometi a mim mesma que iria estar sempre com ela, a Joana nas férias grandes foi para os avós no Porto, de modo a libertar-me mais e a ter um acompanhamento mais saudável. E eu fui ficando com a minha Bea, sempre de dia e á noite dia sim dia não, afinal ainda havia o João que apesar de se mostrar forte também sofria.
Estive lá sempre, nos banhos, no leite dado pela sonda uma vez que não engolia, nas aspirações das secreções que produzia em grande quantidade e não conseguia eliminar e, só aspirando é que melhorava a sua qualidade respiratória, a entubá-la para a alimentar, num sorriso esquivo que me deu quando um dia lhe fiz cócegas na orelhina, a cantar-lhe " O balão do João, sobe, sobe pelo ar, está feliz o petiz a cantarolar...", enquanto lhe fazia ginástica com os bracinhos e perninhas, estive lá nas inúmeras vezes que foi picada para análises, no exame horroroso que foi a punção lombar, no electroencefalograma, na ressonância magnética, nas vacinas, fui mãe, fui enfermeira e, convenci-me que o meu amor iria curar a Beatriz...
A Joana voltou e ia começar uma nova fase escolar na vida dela, não a podia deixar sem apoio, quantas vezes saí da pediatria a chorar porque tinha sempre de deixar uma filha para estar com a outra...
A minha grande dor veio rápido, a Beatriz começou com febres, depois com dificuldades respiratórias, ainda aqui em Setúbal julguei que ia perder a Bea, mas ela lutou como sempre fez e aguentou, mas teve de ser transferida de novo para Lisboa, voltando a ficar ventilada como no início, com grandes doses de medicamentos, a pneumonia bilateral deixava-a cada vez mais fraca.
A Beatriz nunca conseguiu desenvolver muito, mas já tinha umas bochechas bem gordinhas, uma pele macia e uns olhos pestanudos.
Mas nas duas últimas semanas de vida a Bea perdeu muito peso e nunca mais sorriu para mim.
Eu estive lá, juro que estive lá sempre que pude, mas não consegui ajudar a minha Beatriz que no dia posterior ao fazer seis meses descansou, depois de uma luta hercúlea para um corpinho tão pequenino e, eu estava lá...



Beatriz a mãe, o pai e a mana amaram-te com todas as forças que tiveram, agora meu anjinho olha por nós e dá-nos forças para continuar a lutar...
Alexandra Inácio


...por ti MEU AMOR

72 comentários:

Mary disse...

Lamento muito...nem tenho mais palavras...
Muita força!!!
Um beijo e um abraço...

Sem Desistir disse...

Como lamento...
Espero que o vosso Anjinho vos guarde! Muita força para vós.
Um abraço bem apertadinho.
bjs

Crarinha disse...

Olá...
Sou tia de uma menina Beatriz, que nasceu a 23/05/2007..No mesmo dia da vossa Beatriz!Ao ler este blog, nao consegui conter as lágrimas...tento imaginar a dor que sentem..mas é impossivel!!Ao olhar para a minha Beatriz, nao consigo deixar de imaginar, se tivesse acontecido com ela?!Acho que não aguentaria...
Acompanhei o vosso caso por uma prima da BEA e acreditem k pedi muito pela vossa pekenina...A vós que hoje sofrem pela negligência de médicos, so me resta desejar-vos muita força..e onde quer que a BEA esteja vai olhar por vocês!!e Sentir que foi muito amada..e que deram o vosso melhor!!Não desistam...Muita Força!!!Beijos

Marco Oliveira disse...

Nem tenho palavras.... O sofrimento pelo qual vocês passaram ninguem merece...
Desejo apenas que o dia-a-dia vos torne mais fortes para nunca esquecerem a Bea mas conseguirem reaprender a viver de novo pela Joana.
um beijo cheio de ternura e de força,
Rita

Catia disse...

Lamento imenso... é só o que posso dizer!!!
Um grande beijinho para toda a familia.

TriboUrbanaSurfSchool disse...

Lavada em lágrimas pela injustiça que há neste mundo, e também porque sou mãe, só vos consigo dizer que acredito que a vossa linda princesa está convosco em todos os vossos momentos!
Espero que este vosso depoimento sirva para os profissionais desta àrea abram bem os olhos para que nunca mais ninguém passe pelo mesmo!
Talvez a missão neste mundo da vossa pimpolha seja isso mesmo, alertar para a incompetencia de alguns profissionais!
Mais um anjo subiu aos céus!

Carolina Julien e Sebastião disse...

um beijinho mto grande de força é so o que consigo dizer

o vosso anjinho olha por voces la em cima

carolina

Anónimo disse...

sem palavras mesmo... ela era tão linda... pensem assim, agora têm um lindo anjo a olhar por vós. Sei que estas palavras não ajudam em muito, mas são de coração.
Espero que a vida vos sorria daqui para a frente porque bem merecem.
Beijocas Márcia e Gabriel (18 meses)

AnaCosta disse...

Lamento tanto a vossa perda.
As lágrimas correm me pelo rosto...não consigo sequer imaginar a vossa dor...
Muita força e coragem.
Bjinhos

Mãeloba disse...

Lamento imenso a vossa perda.
Muita força!!!

Anónimo disse...

Lamento muito!
Faltam-me as palavras e as lagrimas teimam em saltar...

Que Deus vos de forca e que consigam fazer justica!

BEA,muitos beijinhos...ES linda!

Luísa Marques Ferreira disse...

Estou muito sensibilizada com a vossa história.Também tenho um bebé e li tudo o que escreveram com um imenso nó na garganta.É concerteza a maior dor de qualquer mãe ou pai.
Muita força.
Tenho a certeza que o vosso anjinho vai estar junto de muitos outros anjinhos num local muito bonito, doce, onde não têm frio, fome, falta de amor nem doenças, que todos eles são felizes e Alguém está a tomar muito bem conta dele(s).
Sejam sempre assim unidos e corajosos. Admiro em especial a coragem da mamã a quem mando um grande abraço muito forte que desejava poder dar pessoalmente.
Muita Força
Beijos
Luísa

Carla disse...

Muita força e um beijinho muito grande para voçês. Não consigo dizer mais nada... é muito triste.
Calas

As Minhas Pinxesas disse...

Sem palavaras, as minhas gravideses e partos foram parecidos, parecia a minha história, mas com um final diferente.
Um beijinho e xi apertadinho para voçês todos.
Xana

Anónimo disse...

Bea a mana adora-te e todos nós não queriamos que isto te acontesse, mas infelizmente os médicos de serviço foram burros e tiveram demasiada calma e tu ficas-te com sequelas que não se podem curar e assim não poderias ter uma boa vida e o que se sucedeu no dia seguinte a fazeres seis meses secalhar foi o melhor, porque como já disse não irias ter uma vida de qualidade. BEIJINHOS DA MANA JOANA.

Anónimo disse...

Só para deixar um beijinho de muita força,e pensem que no céu brilha mais una estrelinha.FORÇA!

Tranças disse...

Não tenho palavras...

:-(((

um grande beijo

Lótus disse...

Lamento muito. Ninguém deveria ter de passar por tanta dor, tanto sofrimento.
Um grande abraço cheio de força e coragem para encarar o futuro.

Até sempre Bea!

Celine disse...

As lagrimas correm-me pela cara abaixo como eu gostava de vos dar mais do que estas palavras. Gostava de vos dar um abraço bem apertado.. Força força
A Bia nunca nunca vai ser esquecida

Celine disse...

As lagrimas correm-me pela cara abaixo como eu gostava de vos dar mais do que estas palavras. Gostava de vos dar um abraço bem apertado.. Força força
A Bia nunca nunca vai ser esquecida

Anónimo disse...

Um dos piores pesadelos de uma mãe é este, nem consigo imaginar a dor e o vazio que vocês sentem neste momento, os meus sinceros sentimentos e o desejo que um dia consigam ser felizes... desejo também que se faça justiça, se bem que nada fará a Beatriz oltar!!

Beijos especiais para vocês

Camy disse...

Fiquei chocada ao ler as tuas palavras. Como é possivel tanta negligencia. Espero que haja justiça no mundo.
O Vosso anjinho Beatriz está no ceú a olhar pela familia. Muita força.

Beijos

Camy

Mãmã disse...

Não tenho palavras para descrever o que sinto e senti ao ler a V/ horrível história.
Força e coragem para toda a família
Lena- Miguel e André

Mãmã disse...

Acho me me expressei mal com a emoção:
- horrível história- pelo desfecho trágico, pela incompetência e negligência da equipa médica!
Que se faça justiça!
Lena - Miguel e André

Anónimo disse...

krEstou sem palavras, em lágrimas, com um aperto no meu coração que não tem dimensão, não imagino agora a dimensão da vossa dor, foste (permite-me chamar-te por tu) uma Mãe sem igual, lutas-te e lutas, tens uma força sem igual, por um filho fazemos tudo e tu és prova disso...
Imagino agora a minha indução que também durou 2 dias, só no fim do segundo dia se decidiram pela cesariana, eu sempre ligada ao CTG, eu sempre a olhar o coração do meu menino, tinha tanto medo de o perder, ainda hoje o tenho.. Não sei o que seria de mim...
Um enorme beijo para voçes..
FORÇA!!
Kátia Dani e Fábio
http://rebeldiassemcausa.blogs.sapo.pt

Joana disse...

Nao consigo dizer grande coisa... tb tenho um filho q nasceu um dia antes da Bea 22/05 mas em 2005. Também esteve internado e mt vezes pensei q n ia resistir. É o Vicente como eu lhe chamo um Vencedor. A Bea... como apaziguar esta dor? por ela, pela Joana tem de ser extremamente fortes! e por voces? só Deus vos pdoerá amparar! não imagino sequer a dor... e esses Senhor doutores? o que lhes vai acontecer? nada... possivelmente nada! mas eles com certeza terão um Natal em cheio com os seus filhos à volta. não acredito que consigam viver de bem com a vida depois deste episodio!Queridos Pais da Bea, muita paz nos vossos corações, muita força e muito amor meu para voces! joana e vicente

kel disse...

Sinto muito...fiquei completamente desconcertada.
Muita força!
Um abraço e um beijo especial.
Que Deus vos ilumine

Zezinha disse...

OLA.. MINHA KIDA MAE CORAGEEM..k pena amiga k tudo isto aconteça ainda no nosso pais.. as lagrimas correm-me..e to um pouco sem palavras..tenho um menino com 13 meses k tb por negligencia nasceu com um quadro de asfixia..felizmente ficou sem sequelas ate á data..o k é considerado um milagre..e quando leio estes relatos .. nao consigo deixar de pensar .. podiamos ter sido nós..deixo-te um xi- mto apertadinho com a mensagem..de um FELIZ NATAL para vocês.. pensa agora na tua filhota e k a Bea esta com toda a certeza a olhar por vos e quer que estejam o melhor possivel.. pensa k fostes uma GRANDEEEEE MAE..e que fizeste tudo ao teu alcançe..pensa que tem de haver justiça para tudo isto.. e luta amiga com todas as tuas forças para cada menos estes casos acontecerem.. que sao muitos sao demasiados..mil bjos do meu coração para o teu e no que puder ajudar

mariajmsantos@hotmail.com

Unknown disse...

não consigo evitar de chorar, já não é a primeira vez que visito este vosso cantinho, e o principio da tua história fez-me lembrar um bocadinho o meu parto á 15 anos atrás, já na altura a falta de ética, de humanidade, de profissionalismo, chamem-lhe o que quiserem, iam fazendo precisamente o mesmo ao meu filhote. Desde o principio que na maternidade sabiam que eu teria que fazer cesariana por ter a bacia rodada, mas resolveram esperar pois uma cesariana era muito dispendiosa (??) e tanto esperaram que só quando o coraçãozito do meu filho começou a deixar de se ouvir e foi preciso o meu marido chamar e perguntar se era normal aquilo, pois ninguém estava ao pé de mim é que eles a correr me disseram que já não havia tempo para cesariana e que teriam que me cortar até o encontrar. Claro que eu respondi " cortem o que quiserem, mas tirem o meu bébé cá para fora que está a sofrer". Graças a Deus no final tudo terminou bem mas por vezes e principalmente agora ponho-me a pensar e se não tivessem tirado a tempo? Como é possivel no século XXI ainda acontecerem destas coisas? Não consigo entender, sinceramente que não! E ninguém é chamado á responsabilidade isso é que doi mais. Amiga tu foste uma MÃE com um M muito grande em todos os sentidos, uma MÃE CORAGEM, fizeste tudo o que podias pela tua filha, a tua consciência tem que estar tranquila e de certeza que a Bea se apercebeu da tua presença especial e do teu amor por ela daí o sorriso que ela te ofereceu, nunca o esqueças. E este Natal mais um anjo estará no céu a olhar pela tua familia. Sei que falar é fácil, mas tem coragem ( mais do que tens tido é quase impossivel ) pois a tua familia precisa de ti. Não desistas de ti a Bea iria ficar triste!
Como não o posso fazer pessoalmente, aceita um abraço bem forte de uma mãe para outra que desde que teve conhecimento da tua história passei a incluir a Bea e vós os 3 nas minhas orações e tenho divulgado e pedido para visitarem este vosso cantinho nem que seja para uma palavra de conforto.
Um beijinho grande para uma Grande Mãe e uma Grande Mulher.

carla disse...

Um dia a minha avó disse: custa muito perder uma mãe mas custa bem mais perder um filho(isto quando lhe morreu a filha por sinal minha mãe).
Eu sei o que é perder a mãe mas não imagino o que seria perder a minha filha.
Um beijo grande e muita força
A tua menina está a olhar por vós.

Panoramix disse...

:-(
força,
oiça a letra da música:
Live - "Lightning Crashes"

Verokas disse...

Muita Força...

Beijocas cheias de coragem

Anónimo disse...

Quero expressar aqui a minha solidariedade com a vossa familia, com todos aqueles que já passaram, passam ou algum dia passrão por uma situação semelhante, pois não deve haver dor maior.
As lutas fazem sempre sentido, pois só assim há a esperança do mundo melhorar.
A ti, Beatriz, mando-te os beijinhos e miminhos que não tive a oportunidade de o fazer antes.
Pede ao Jesus para ajudar a dar força aos papás e à mana.
A ti especialmente Xana, desejo muita coragem, força e esperança, porque mãe é mãe...

Beijinhos e xi-corações para todos

Prima Clara

Mamã artesã disse...

Podia dizer muita coisa mas acho que nada do que possa dizer vos irá apagar a dor que sentem pela perda da vossa filhota (que era linda). Tudo pela negligência médica.
Espero que se faça justiça para que, de qualquer forma, a vossa dor possa diminuir um pouco (se isso for possível).
Força, meus queridos. Têm a vossa filha Joana para criar e que precisa de toda a vossa atenção e carinho.
Bjokas gandonas
Sofia

Anónimo disse...

Não tenho palavras, estou demasiado emocionada para expressar o que sinto... que aperto, que angústia, que dor! Só imagino... mas senti-lo, não sei como será.
Também eu tenho uma filha chamada Beatriz, já com 20 meses e claro que ao ler as suas palavras me senti tocada... Não consigo deixar de pensar que se fosse comigo, não sei se iria aguentar.
Muita força e muita coragem! A vossa estrelinha está concerteza a olhar por vocês.
Beijinhos.
http://princesabeatriz.blogs.sapo.pt

Diana disse...

Muita força e coragem.

Lamento imenso!

Estou sem palavras para o que aconteceu, chegarmos ao séc. XXI e ainda estas coisas acontecerem. É inadmissível.

Tb tenho uma filha chamada Beatriz, que tb passou algumas dificuldades ao nascer, tais como ser reanimada, nem sei o que seria de mim!

Muita força nos vossos corações, a Beatriz está a olhar por vós e nunca vais esquecer o grande amor que têm por ela.

Um bj muito grande nos vossos corações e que cada dia o vivam tb por ela.

sophy disse...

Não tenho palavras....nem sei que te dizer.
Pensa que o teu anjinho lindo está lá em cima a brilhar e a olhar por vocês.

Força e um grande beijinho

Ana Maria disse...

Fiquei comovida fiquei chocada como é q ha pessoas tao mas e tao estupidas nesse pais nao é justo fazerem aquilo q fizeram.
Amigos a unica coisa q vos posso dizer é mt forca e coragem e continuem a lutar pela justica pois um filho é a coisa mais linda q temos no mundo e nao é justo nos tirarem por uma estupida de uma medica ou de um medico q nem sei onde tiraram a licenciatura realmente é mt triste haver medicos assim no nosso pais.
Se precisarem de mim estarei sempre aqui para o q der e vier.
Contem comigo para se fazer justica pela linda Beatriz.

Beijinhos e forca

Gabriela disse...

Não me ocorrem palavras para expressar o que me ficou na alma e no coração após ter lido o teu testemunho, a expressão da tua dor, do teu amor e da tua infelicidade.
Negligência médica explícita, não há dúvidas. Sabiam dos antecedentes, tinham um diagnóstico, fizeram-no por desrespeito à VIDA!
Honraram aqui a memória da Beatriz, que merecia melhor sorte... ao nascer apanhou o pior de nós!
Força... vão buscá-lo ao amor que vos une ao vosso anjinho.
Um beijo e um abraço muito apertado

Quarentaeasomar disse...

phdsmSó uma palavra: Força!

Anónimo disse...

Também eu tive uma perda este ano. Não com a dimensão da vossa, pois o meu bébé deixou-me às 6 semanas.
Perderam um filho mas ganharam um anjinho da guarda. Que Deus vos Protega. Força

Anónimo disse...

Não consigo imaginar, nem sequer de perto, tudo o que passaram. Toda a dor, todo o sofrimento. Sei que não há nada que possa dizer que ajude ou mude alguma coisa, mas ao ler este post, e ao ler todo o blog, de lágrimas nos olhos e com a pele arrepiada, tive uma certeza: A vossa filha foi, é e será sempre muito amada. Um pequeno anjo, que pode agora viver feliz e descançada. E nunca se esqueçam de uma coisa:

PARTE CEDO O QUE OS DEUSES AMAM!

Muita força e muita coragem,

Um beijo enorme

Anónimo disse...

só posso desejar muita força e coragem…
Beijos para os papás e mana!!!
Ana Zurk e Piolhinho

Anónimo disse...

Também perdi um filho ás 7 semanas, sei que é uma diferença de tempo muito grande, mas o sentimento da perda posso considerar o mesmo. É uma dor tão grande, um vazio, um aperto que toca bem no fundo do peito que quase nos estrangula, nos deixa apáticos...não desejo a ninguém...
Ainda choro muito e estou a chorar pelo meu nininho e pela vossa Beatriz...
O anjinho BEA olha sobre vós
Bjinho

Anónimo disse...

ola... lamento muito do que aconteceu...pois so sobe da noticia a pouco,sou a mae da ines ke esteve no hospital de S. Bernardo, mesmo no quarto ao lado da Beatriz nao a cheguei a ver,mas vi que estava ali muito sofrimento...e isso tocou me muito.
È preciso ter muita força para poder lutar sim!!!
Um grande beijo e um abraço
da Paula e da Ines

Anónimo disse...

Bea,Pequena Imperatriz, há muito que tento escrever mas...não tem sido nada facil para mim também.Foram momentos dificeis, muito dificeis os que partilhamos mas como connosco estará sempre quem amamos e quem temos no coração permanecerás sempre no meu.onde quer que estejas sei que estás em Paz e tenho uma grande certeza estarás sempre muito atenta aos papás e à mana. Obrigada por teres existido minha linda. Da amiguinha P.

Moranguinha disse...

Não consigo conter as çágrimas a ler isto.
Não imagino a vossa dor.
Só consigo dizer: muita força e que a Beatriz está de certeza em paz com as suas asasinhas.
Deus olhará por ela!
Muitos beijos e vou tentar divulgar o vosso blog!! Não desistam!
Beijinhos
Moranguinha, Sérgio e Rafa

Tella disse...

Nem sei o que dizer. Estou com um nó na garganta...
A vossa bea é linda. Ela de certeza está a olhar para vocês.
Muita força e um beijo do tamanho do mundo.

Alessia disse...

Fui mãe da minha princesa Beatriz há 4 meses e 15 dias...e ao ler este blog simplesmente desabei...é muito triste saber que estamos entregues a este tipo de médicos negligentes em Portugal!!!
Estou farta de chorar...afinal perder um filho deve ser a pior dor que se pode ter na vida...
Muita força para ti, marido e filha e pensa que no céu está um anjinho a olhar por vocês!!
Beijo grande
Alessia - www.somewhereouttthere.blogspot.com

Anónimo disse...

não consegui conter as lágrimas ao ler isto, é impossível imaginar a vossa dor, desejo-vos tudo de bom e tenho a certeza que a Beatriz tem muito orgulho nos pais e que estará sempre perto dos vossos corações.

Tareca disse...

o meu coracao esta contigo mae Alexandra. Forca que tens ca outra, que precisa de ti. Pensa que um dia vao todos estar juntos. E so o que te posso dizer. Pois e o mesmo que diria a mim mesma.
mae joana

Mónica Vieira disse...

Nem há palavras, infelizmente esses Sr.s ainda devem andar à solta, tb fui vitima de negligência e acabei por perder um filhote aos 6 meses de gestação,1.º filho, muito desejado enfim, não há palavras para a dor sentida ainda hoje bem presente, o meu filhote partiu mas o bandido ainda ai anda,um dia a justiça será feita,para estes Sr.s nada tem importancia se se perder é mais 1 menos 1, nada importa. Força para todos vós. Um beijo e não se calem que eu tb não me calei...

Unknown disse...

Só agora tomei conhecimento do caso da Beatriz!

Estranho como é que os orgãos de comunicação social não deram a conhecer semelhante caso, semelhante atrocidade!!!

Lamento do fundo do meu coração a vossa perda e que se faça justiça pela negligência cometida.

Também eu há uns anos atrás passei por duas vezes o que vocês meus queridos estão a passar agora, e sei que o sentimento de revolta e de impotência são muito grandes, tão grandes que por vezes custa a respirar, comer é impossível, o amanhã é uma incerteza de sentimentos, a incerteza da nossa própria sobrevivência teima em subsistir.

Mas o tempo transforma essa revolta, essa dor em algo mais doce, transforma-as numa doçura de força e de justiça, numa doçura de ter tido, nem que fosse por um tempo muuuuito curtinho, a nossa bebé perante os nossos olhos e sentir que ela veio cá a este mundo por um motivo que por vezes não sabemos qual é mas que mais tarde vimos a descobrir.

Será sempre um Anjo que passou pelas vossas vidas e que continua a estar presente e assim será por toda a eternidade.

Espero que vocês consigam que se faça justiça e que o nome de Beatriz não seja só mais um nome bonito, mas sim um nome que perdure na memória de todos.

Beijos para vocês os três e as maiores felicidades deste mundo.

Um beijo à vossa Beatriz, ela estará sempre nas minhas orações!

Com Amor e Amizade,

Annia

Anónimo disse...

Há momentos em que não se encontram palavras para se dizer o que se sente...
Eu também tenho uma Beatriz linda, um anjinho que vai fazer 2 aninhos no próximo mês, e não quero nem pensar o que seria de mim perdê-la ou ao meu filhote com 6 aninhos...
Só lhe posso desejar força, pois essa Joaninha kinda precisa também muito...
Um beijinho muito grande

Anónimo disse...

Ao ver hoje a vossa entrevista no programa Fátima não fui capaz de conter as lágrimas!
Também eu sou mãe a minha filha tem 25 meses e nem se quer posso imaginar perder a minha filha!
A toda família quero dar um grande abraço cheio de forca, carinho e solidariedade
Sei que não posso fazer muita coisa!
Mas sou mais uma pessoa a pedir justiça para a Beatriz!
E a rezar por ela!

isabelaugusto27@hotmail.com

Ana Rodrigues disse...

Alexandra,

Ao ler o teu testemunho, pensava "será isto real?"Infelizmente foi real. A Beatriz deu te força para continuar até onde fosse necessário....ninguem consegue imaginar o sofrimento mas foste uma super mulher não te esqueças disso!
A tua filhota Beatriz sabe que nunca desistis te de lutar ao seu lado!
É um anjinho lindo que olha pela mae, pai e mana.
Infelizmente neste pais as mulheres em trabalho de parto não tem opinião nem querer.
Para muitos medicos é só mais uma!
Desejo-te muita muita força para seguir em frente!
Muitos beijinhos para os 3.E muitos miminhos na Bea onde quer q esteja.

Anónimo disse...

Mae,Pai,Tb eu Tive um filho que amei mais q tudo nesta vida e q por negligencia médica nasceu com uma paralesia cerebral.Fui mais feliz que vocês pois tive a sorte de o ter comigo 10 anos, e de não ter sido tão afectado como a vossa filha.Com isto só vos quero dizer como compreendo a vossa dor, e o amor incondicional q se sente, mesmo não os tendo fisicamente conosco.A vida continua,e temos de ter força, pois eles de certeza q onde estiverem, são os nossos anjinhos da guarda. Por vezes confesso q sinto q a minha alma partiu com ele, e só vivo pq o corpo ficou, mas tenho de ter força, pq ele tem um irmão gemeo,q tb amo mt, e q não tem culpa de nada, e tem direito de ser feliz. Por isso pais, tentem ter força, pelas vossas filhas, joana e Beatriz... Um abraço mt grande e sincero

monica disse...

alexandra,joão e joana:
queria vos prestar a minha solidariedade pois sou mãe do leonardo de 8 meses e n aguentaria a dor de o perder pois sempre foi o meu sonho ser mãe espero q tenham força para continuar esta grande batalha q vai ser fazer justiça pela BEATRIZ pois no nosso país infelizmente é assim mas nunca se deve perder a força para continuar a BEA é uma bonequinha e foi pena a sua passagem por cá ter sido curta mas de certeza q esta lá em cima a olhar por vcs vestida de branco assim a imagino como um anjinho.
mt força pois vcs são uns pais mt corajosos e pela beatriz sei q vão conseguir andar em frente
bjs grands e força

free browny disse...

muita muita força...
que hisitória, que dor!!
um abraço muito apertadinho
jokinhas

Drikas disse...

Só vos posso desejar o MELHOR DO MUNDO, depois de terem vivido o pior... E lutem com todas as vossas forças para que seja feita justiça. Um grande Beijo de apoio para os 3.

Anónimo disse...

Fico sensibilizada com a vossa angustia e só espero que levem o caso a tribunal, porque os médicos brincam com as pessoas...assim como os nossos hospitais privados...que gostam de poupar dinheirinho nas cesarianas...nem que para isso tenham que morrer pessoas...nem tenho tenho palavras para o nojo que me dá...vocês pais pagaram impostos e pagam...para vos matarem a vossa filha...que foi o que fizeram.
muita força para lutarem...se tivesse muito dinheirinho até vos pagava 100 advogados para vos ajudarem.

Anónimo disse...

Fico sensibilizada com a vossa angustia e só espero que levem o caso a tribunal, porque os médicos brincam com as pessoas...assim como os nossos hospitais PÚBLICOS (enganei -me e muito ao escrever privados)...que gostam de poupar dinheirinho nas cesarianas...nem que para isso tenham que morrer pessoas...nem tenho tenho palavras para o nojo que me dá...vocês pais pagaram impostos e pagam...para vos matarem a vossa filha...que foi o que fizeram.
muita força para lutarem...se tivesse muito dinheirinho até vos pagava 100 advogados para vos ajudarem.

Anónimo disse...

Peço-lhe que nunca desista de lutar pela justiça para a sua linda filha porque um filho nunca se esquece. Estas pessoas têm de pagar pelo que fizeram!
Para ti querida Beatriz que estejas a olhar sempre por nós e a certeza que nos veremos um dia.
ès linda!!!!!!

Anónimo disse...

Olá Alexandra, (sou a Ana Luisa - mãe da Ana Isabel, coleguinha da Joana no infantário) e gostaria de puder deixar algumas palavras que vos pudessem confortar pela vossa perda. Mas, na realidade penso que não há quaiquer palavras até hoje inventadas, que possam ajudar-vos a ultrapassar uma situação tão dolorosa e absurda como esta...
Fiquei surpreendida quando vos reconheci no programa da SIC Mulher, mas imensamente triste mal me apercebi que o tema era "Negligência Médica", e lamentávelmente uma enorme negliglência, quando já existia a indicação de gravidez de risco, e sabendo-se que gravidez mesmo sendo de risco, quando bem acompanhada, não é doença.
Estamos sempre a ouvir, que nos hospitais públicos existem os melhores equipamentos, e por isso as melhores condições para ter um filho. Eu mesma, quando tive a Ana Isabel só pude optar por uma clínica depois de vários exames realizados na semana em que ela iria nascer, por forma a confirmar que em princípio tudo estaria bem, pois de outro modo o meu médico não o permitia.
Tudo isto para dizer, que julgo que a vossa opção foi a mais correcta, abdicando do "mimo" (é um direito) que é a presença do pai da criança ao lado da mãe e dos bons tratos, que deveriam ser prestados a todos, em todas as instituições de saúde públicas e privadas, em favor da segurança e bem estar da Beatriz.
Acho revoltante, que nos dias de hoje, qualquer mulher tenha que passar horas com dores (nem tanto pelas dores própriamente ditas, mas pela consciência de que elas transmitem de que algo não está a correr bem com o bébé) para ter o que de mais precioso existe na vida, ou seja, a sua continuidade...
Sim é verdade, que optaram bem, que nos hospitais públicos quase sempre estão os melhores equipamentos de apoio ao nascimento de um bébé, mas é também verdade que esses meios de nada servem, quando por enorme azar alguém se depara com médicos que não sabem ou não querem, ou não tem o discernimento suficiente para saber quando e como os usar, e ainda para cúmulo numa situação como a vossa, em que "parto normal, é cesariana"!
Penso que é necessário que existam pessoas como tu e o teu marido, com força suficiente para seguir em frente com um processo como este, sabendo à partida que quase sempre tudo fica por provar (e porque será ?), mas ficarão sempre milhares de pessoas com a certeza de que a negligência existiu, e continuará a existir se ninguém tiver a determinação que vocês demonstram.
Ficarão sempre milhares de futuros pais e mães alertados, ficarão talvez também muitos pais que pela vossa situação já passaram com pena de não terem seguido em frente, e muitos outros pais com filhos vivos portadores de deficiências graves (para as quais o nosso país não tem suporte decente) a pensar se a situação em que se encontram não teria sido resultado de comportamentos semelhantes que mereceriam denúncia, quanto mais não fosse para evitar que estes casos se repitam.
Agradeço a vossa coragem, pois sendo também mãe, espero que as nossas filhas, um dia mais tarde não tenham que passar por situação idêntica.
Serás sempre mãe de duas queridas meninas, e para tudo o que precisares estou ao teu dispor.
Um beijinho
Ana Luisa

Unknown disse...

Cada vez que ouço e vejo falarem de casos destes, fico revoltada com o egoísmo do homem e com a indiferença face ao ser humano.
Todos nós temos o direito a viver, tudo bem, que ninguém é prefeito... toda a gente erra, ate mesmo os médicos... mas há que assumir os seus erros, se erraram que paguem pelo seu erro, estamos aqui a falar de uma vida!!!
Espero que estes pais, tenham muita força e que não desistam de lutar, para que a justiça seja feita.
p.s-estive conhecimento desta situaçao atraves de um programa na sic mulher, do qual recomendo ver pois abordam tematicas relevantes.

LuscoFusco disse...

Minha querida,
Acabo de ler todas as suas palavras e ainda estou atónita, de olhos cheios, com um aperto e nó na alma...
A minha mana perdeu o meu sobrinho na recta final da gravidez quase perto das 40 semanas de gestação, há pouco mais de dois meses. Na altura, não nos revoltámos com os médicos porque não houve negligência mas a revolta com Deus ou seja qual for a entidade ou a força que nos devia proteger, essa não conseguimos evitá-la.
Minha querida, você foi uma Mãe-Coragem na curta vida da Beatriz e há-de continuar a sê-lo aqui, enquanto ela cuidará de lhe dar forças lá do alto. Não desista de si, nem dos seus, isso deitaria por terra todo o seu empenho e esforço. Não duvide de que o amor cura, tenho a certeza que o seu anjinho é hoje uma menina feliz e lhe agradece todos os dias por nunca ter desistido desse AMOR...

Um beijo com muito carinho e toda a minha admiração...

Anónimo disse...

apenas hoje conheci a vossa história.
maldito país que faz com que coisas destas aconteçam.
não sei o que dizer ou escrever.as lágroimas são muitas.
desejo que tenham muita força.
um beijo com muito carinho

shorty&filhotes

Grilinha disse...

Lamento muito...
Sou mãe de um menino de 3 anos e meio com paralisia cerevbral, mas ele ensina-me cada dia e dá-me força para seguir em frente. Desejo que encontre sempre na sua familia a força que prescisa. E que a Bea estaja muito bem, a olhar pela sua familia. Um abraço apertadinho

Anónimo disse...

Estou sem palavras....não consigo conter as lágrimas.....só posso desejar , do fundo do coração, que tenham muita força! beijinhos

Filipa disse...

Por mais que tente não consigo imaginar a Vossa dor e revolta. Lamento imenso o sucedido e desejo que consigam apoiar-se como família e lutar ... lutar contra esta grande injustiça!!

Alexandra, estou convicta que foi uma grande Mulher e uma Grande MÃE, prova é, que esteve sempre com a sua bébé e ainda hoje luta para que o responsáveis não fiquem impunes!!!

Daqui lhe envio um grande beijinho e um abraço muito apertadinho, para consolar o seu coração!!

Força e Muita Coragem!!

Anónimo disse...

Chamo-me Mafalda,em primeiro queria dar os meus pesamos a familia e que tenham muita coragem para enfrentar a vida nao so por vos proprios mas tambem pela Joana.Ao ler a vossa "historia nao consegui conter as lagrimas pois tambem eu passei por parecido,o meu primeiro filho nasceu aos 7 meses de gestacao ao fim de 29 longas horas de sofrimento pois as aguas rebentaram serca das 21:30 de 28/08/2001 seguidas das contracoes,mas bebe nada.As horas a passar e nada desenvolvia, nao me deram 1 simples anestesia absulutamente nada (Maternidade Alfredo da Costa).Ao fim de tanto tempo em sofrimento e o Andre sem liquidos o meu marido que estava presente perguntou se nao era poosivel 1 cesariana e a resposta foi "Sabe quanto custa 1 cesariana?" Ou seja o meu filho podia morrer que para eles nao era nada.Passado 1 pouco deixaram de ouvir o coracao dele ja fazeram 1 cesariana de urgencia que nem deram tempo de a anestesia fazer efeito,eu senti cada milimetro que o bisturi dava,la o tiraram com o cordao todo enleado 2 voltas pela barriga e 1 pelo pescouco,foi levado de imediato para os cuidados intencivos porque esteve horas a mais sem liquidos esteve durante 4 meses internado mas o que importa e que salvou-se gracas a Deus e hoje e um belo menino,neste momento estou fora do pais ha 5 anos,ja tive mais 2 meninos e garanto que o tratamento que recebi ca nao teve nada a ver com de Portugal e se etivesse ai nao tinha mais nenhum de certesa a nao ser por acidente.

Anónimo disse...

provavelmente não iram ler a minha mensagem,mas....; pensei que não conseguiria acabar de ler o que li, pensei em desistir mas a vossa história não me deixou,nao ha nada que vos possa dizer que a traga de volta ou que diminua os vossos sentimentos, tenho 2 filhos e não sei o que e perder nenhum, força muita força e coragem.